sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Alma e espírito

Alma e espírito PDF Imprimir E-mail
Perguntas do Internauta
Ter, 26 de Janeiro de 2010 16:56
Gostaria que o senhor me explicasse numa linguagem mais simples sobre a diferença entre alma e espírito (Rogério Júnior, São Lourenço –MG).
As duas palavras têm significado muito diversos, de modo que não é muito simples a explicação. Mas, vou procurar fazer uma exposição bem simplificada, para que fique claro:
Espírito pode significar:

1.    Tudo aquilo que não é matéria. Então, teríamos seres espirituais e materiais.
2.    A dimensão que todo homem tem enquanto é sedento do Infinito e para ele aberto. Por exemplo: o homem é espírito porque tanto seu corpo quanto sua alma têm sede de vida plena, vida eterna, vida sem fim, vida infinita.
3.    Pode ser a inteligência. Assim, quando se fala em filosofia em espírito absoluto, quer-se referir à inteligência.
4.    Pode ser também o Espírito Santo, o próprio Deus na sua força infinita e misteriosa, terceira Pessoa da Trindade Santa.


Alma pode significar:

1.    A vida presente nas coisas e nos homens, aquilo que “anima” de vida os seres.
2.    Essa alma (= animação) dos seres pode ser vegetativa (como nas plantas e em partes dos seres vivos: o cabelo que cresce, a unha que se desenvolve, as células que se multiplicam), pode ser sensitiva (nos animais, que podem escolher pelo instinto, com certos reflexos e vontade) e, finalmente, racional (como no homem, que tem consciência, vontade, liberdade).
3.    A alma, portanto, dá vida, animação à matéria e perece quando ela se desagrega. Somente a alma racional é capaz de transcender a matéria e continuar existindo ainda quando esta se desagregue (é o caso da alma humana, que é indestrutível).


O homem é corpo (matéria) e alma (racional ou espiritual, porque aberta e sedenta do Infinito). Pode-se também dizer que o homem é corpo (matéria), alma (ser vivo e racional) e espírito (aberto e sedento de Deus, criado para a comunhão com ele no corpo e na alma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário