sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Catequese sobre a Igreja - V

Catequese sobre a Igreja - V PDF Imprimir E-mail
Bento XVI
Seg, 18 de Maio de 2009 22:26

 
Queridos irmãos e irmãs,                     
            Obrigado por vosso afeto! Na nova série de catequese começada há pouco, tentamos compreender o desígnio originário da Igreja querida pelo Senhor para compreender melhor nossa participação, nossa vida cristã, na grande comunhão da Igreja. Até agora, compreendemos que a comunhão eclesial é suscitada e sustentada pelo Espírito Santo, custodiada e promovida pelo ministério apostólico. E esta comunhão, a qual chamamos de Igreja, não se estende só a todos os crentes de um certo momento histórico, mas abraça também os de todos os tempos e de todas as gerações. Portanto, encontramo-nos perante uma dupla universalidade: a universalidade sincrônica - estamos unidos com os crentes em todas as partes do mundo - e a universalidade chamada diacrônica, ou seja, pertencem a nós todos os tepos: os crentes do passado e os crentes do futuro formam conosco uma única e grande comunhão.  
            O Espírito apresenta-se como a garantia da presença ativa do Mistério no curso da história, assegurando sua realização através dos séculos. Graças ao Paráclito, a experiência do Ressuscitado, feita pela comunidade apostólica nas origens da Igreja, poderá ser vivida sempre pelas gerações sucessivas, na medida em que é transmitida e atualizada na fé, no culto e na comunhão do Povo de Deus, peregrino no tempo. E, deste modo, nós, agora, no tempo pascal, vivemos o encontro com o Ressuscitado não só como algo do passado, mas na comunhão presente da fé, da liturgia, da vida da Igreja. A Tradição apostólica da Igreja consiste nesta transmissão dos bens da salvação, que faz da comunidade cristã a atualização permanente da comunhão originária, com a força do Espírito. É chamada deste modo (Tradição apostólica) porque nasceu do testemunho dos apóstolos e da comunidade dos discípulos no tempo das origens, foi entregue sob a guia do Espírito Santo nos escritos do Novo Testamento e na vida sacramental, na vida da fé, e a Igreja faz referência continuamente a ela - a esta Tradição que é a realidade sempre atual do dom de Jesus - como seu fundamento e sua norma através da sucessão sem interrupção do ministério apostólico. 
            Em sua vida histórica, Jesus limitava sua missão à casa de Israel, mas já dava a entender que o dom estava destinado não só ao povo de Israel, mas a todo o mundo e a todos os tempos. O Ressuscitado confia depois explicitamente aos apóstolos (cf. Lc 6,13) a tarefa de fazer discípulos todas as nações, garantindo sua presença e sua ajuda até o final dos tempos (cf. Mt 28,19ss). A universidade da salvação exige, entre outras coisas, que o memorial da Páscoa seja celebrado sem interrupção na história até o regresso glorioso de Cristo (cf. 1Cor 11,26). Quem atualizará a presença salvífica do Senhor Jesus, mediante o ministério dos apóstolos - chefes do Israel escatológico (cf. Mt 19,28) - e de toda a vida do povo da nova aliança? A resposta está clara: o Espírito Santo. Os Atos dos Apóstolos - continuando com o desígnio do Evangelho de Lucas - apresentam ao vivo a compenetração entre o Espírito, os enviados de Cristo e a comunidade por eles reunida. Graças à ação do Paráclito, os apóstolos e seus sucessores podem realizar no tempo a missão recebida do Ressuscitado: «Vós sois testemunhas disso. Eis que eu vos enviarei o que meu Pai prometeu...» (Lc 24,48 ss). «Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra» (At 1,8). E esta promessa, ao início incrível, já se realizou no tempo dos apóstolos: «Nós somos testemunhas destas coisas, e também o Espírito Santo que deu Deus aos que lhe obedecem» (At 5,32)
            Portanto, é o próprio Espírito que, por meio da imposição das mãos e da oração dos apóstolos, consagra e envia os novos missionários do Evangelho (p. ex. At 13,3ss; 1Tm 4,14). É interessante observar que, enquanto em algumas passagens diz-se que Paulo estabelece os presbíteros nas Igrejas (cf. At 14,23), em outras se afirma que é o Espírito Santo quem constitui os pastores do rebanho (cf. At 20,28). A ação do Espírito e a de Paulo estão deste modo profundamente compenetradas. Na hora das decisões solenes para a vida da Igreja, o Espírito está presente para guiá-la. Esta presença-guia do Espírito Santo experimenta-se particularmente no Concílio de Jerusalém, em cujas palavras conclusivas ressoa a afirmação: «decidimos o Espírito Santo e nós...» (At 15,28); a Igreja cresce e caminha «no temor do Senhor e estava cheia da consolação do Espírito Santo» (At 9,31). Esta permanente atualização da presença ativa do Senhor Jesus em seu povo, realizada pelo Espírito Santo e expressada na Igreja por meio do ministério apostólico e da comunhão fraterna, é o que em sentido teológico entende-se com o termo Tradição: não é a mera transmissão material do que foi entregue ao início aos apóstolos, mas a presença eficaz do Senhor Jesus, crucificado e ressuscitado, que acompanha e guia no Espírito a comunidade reunida por ele. 
            A Tradição é a comunhão dos fiéis ao redor dos legítimos pastores no transcurso da história, uma comunhão que o Espírito Santo alimenta assegurando o nexo entre a experiência da fé apostólica, vivida na comunidade originária dos discípulos e a experiência atual de Cristo em sua Igreja. Em outras palavras, a Tradição é a continuidade orgânica da Igreja, Templo santo de Deus Pai, edificado sobre o fundamento do Espírito: «Assim, pois, já não sois estranhos nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e familiares de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo a pedra angular o próprio Cristo, em quem toda a edificação bem travada eleva-se até formar um templo santo no Senhor, em quem também vós estais sendo juntamente edificados, até ser morada de Deus no Espírito» (Ef 2,19-22). Graças à Tradição, garantida pelo ministério dos apóstolos e seus sucessores, a água da vida surgida do lado de Cristo e seu sangue salvador chega às mulheres e aos homens de todos os tempos. Deste modo, a Tradição é a presença permanente do Salvador que nos sai ao encontro, redime-nos e santifica no Espírito por meio do ministério de sua Igreja para glória do Pai.  
            Concluindo e resumindo, podemos, portanto, dizer que a Tradição não é a transmissão de coisas ou de palavras, uma coleção de coisas mortas. A Tradição é o rio vivo que nos une às origens, o rio vivo no qual as origens sempre estão presentes. O grande rio que nos leva à porta da eternidade. Neste rio vivo realiza-se sempre de novo a palavra do Senhor, que escutamos ao início dos lábios do leitor: «Eis aqui que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo» (Mt 28,20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário