Pastoral do Crisma
O
maior objetivo da Crisma é tornar possível a escolha madura da fé. Para
receber os Sacramentos do Batismo e da 1ª Eucaristia os filhos são
orientados pelos pais. Mas é no Sacramento da Crisma que o jovem entre
14 e 15 anos decide por si mesmo fazer parte desta jovem hélice Cristã.
Além de confirmar o Batismo é o momento de discernir o que é divino e o
que é mundano e centralizar numa escolha pessoal em Jesus Cristo. Há bom
número de catequistas deste sacramento, e um dos desafios que os
catequistas encontram é a comunicação com o jovem. “Vivemos no mundo da
super-informação, onde a informação é distorcida e diluída diante de
tantas suposições, agora é o momento de mostrar a verdadeira Luz para a
vida do jovem.” O que é o sacramento do crisma? é o sacramento da
maioridade. Ele nos marca como membros adultos da Igreja. Só deve
receber o Crisma quem já tem maturidade na fé. Uma fé crescida, madura,
experimentada. Através do Sacramento do Crisma nós somos chamados para
agir, para trabalhar na comunidade.
Crisma
"O
Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para
anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração" (Lc 4,18)
A
Crisma é o Sacramento de iniciação cristã, que fecunda o batismo e
vincula-nos mais estreitamente à igreja, fortalece-nos para a vida
comunitária, por força dos dons do Espírito Santo. É também chamada de
confirmação do Batismo, porque no Batismo quem diz SIM são os padrinhos,
mas na Crisma quem diz SIM são os Crismandos.
A
palavra Crisma tem sua origem do grego "chrisma" que indica o óleo que
unge. A unção é o gesto ritual pelo qual é realizado o sacramento que dá
o Espírito Santo. No Batismo, recebemos o Espírito Santo como vida
divina, que Deus Pai comunica a fim de libertar-nos do pecado e
introduzir-nos em sua comunhão. Na Crisma o Espírito Santo nos enriquece
com a plenitude de seus dons. O Espírito Santo foi dado como força aos
apóstolos a fim de que estes fossem fortes com a força do próprio Deus
e, assim, tivessem a capacidade e a coragem de anunciar o Evangelho
plenamente.
Os
atos dos apóstolos provam que o seu rito exterior consiste na imposição
das mãos, diferente do batismo que utiliza a água. Os apóstolos Pedro e
João, enviados a Samaria, "punham as mãos sobre os que tinham sido
batizados", e recebiam estes o Espírito Santo (At 8, 14-17). Do mesmo
modo, S. Paulo, vindo a Éfeso, batizou, em nome de Jesus Cristo,
discípulos de João Batista e a "eles impôs as mãos, para que o Espírito
Santo baixasse sobre eles" (At 19, 1-6).
Para
que S. Paulo imporia as mãos sobre quem já era batizado se a Crisma não
fosse um sacramento que confirmasse o Batismo, completando os dons do
Espírito Santo? Segundo estes textos, compreende-se claramente que Pedro
e João de um lado, e Paulo de outro, deram o Espírito Santo, pela
imposição das mãos. Ora, uma tal prática seria ridícula, se eles o
fizessem fora da vontade e das prescrições do Mestre. A Crisma é, pois,
um sacramento instituído por Nosso Senhor.
A
primeira Crisma ocorreu com os apóstolos, após a ascensão de Jesus ao
céu, os apóstolos voltaram para Jerusalém. Estavam com medo dos
poderosos que mataram a Jesus. Por isso, fecharam-se numa casa chamada
Cenáculo e permaneceram em oração, junto com Maria. Era o dia da Festa
de Pentecostes, ou seja, 50 dias após a Páscoa. Após muita oração,
soprou um Vento Impetuoso e o Espírito Santo desceu sobre eles em forma
de "Línguas de Fogo" e todos ficaram repletos do Espírito Santo. Após
isso ter acontecido eles se encheram de força para anunciar o Evangelho,
continuando a missão de Jesus.
O
Espírito Santo confirma na fé; impulsiona a sermos testemunhas, diante
do mundo, do amor de Deus aos homens; faz-nos defensores da paz, da
justiça e da fraternidade entre todos os homens. Quando somos batizados
recebemos os Dons do Espírito Santo, é na Crisma que o nosso Dom é
revelado.
Quem
celebra o Sacramento da Crisma é o bispo, ou o padre (por delegação, em
caso de impossibilidade da presença do bispo). No momento da unção o
bispo unge a fronte do catecúmeno com o santo crisma (óleo), marcando-o
assim com o sinal do Espírito Santo, afim de que se conheça a quem
pertence (II Cor 1,21-22), e diz: "Recebe por este sinal o Dom do
Espírito Santo, a paz esteja contigo", e dá uma pequena tapinha no rosto
do, então, Crismado, em sinal de despertar para evangelizar, "proclamar
a Boa Nova, dar vida nova e fazer-nos testemunhas da Palavra do Senhor"
(I Jo 2,27).
Se no Batismo já recebemos o Espírito Santo, para que receber a Crisma?
É
sempre importante ter presente a unidade entre os sacramentos da
iniciação cristã. Cada um deles é autônomo, mas todos estão intimamente
interligados.
No
Batismo, a pessoa é mergulhada na vida de Deus Trino e na comunidade
cristã. A crisma é o recebimento do Espírito Santo, que confirma o
cristão para assumir pessoalmente o compromisso de fé.
No
século XVI, alguns cristãos negaram que a crisma fosse verdadeiro
sacramento. Achavam-na inútil, por que nada acrescentaria ao cristão.
Porém, a Igreja Católica sempre considerou a crisma como verdadeiro
sacramento.
De
fato, o batismo já nos dá o Espírito Santo, e nele nos tornamos templos
de Deus. Mas a confirmação ou crisma dá o Espírito em vista da missão
da Igreja para evangelizar na sociedade. Ao receber a crisma, o cristão é
chamado a “vestir a camisa do time” de Jesus. O Espírito Santo, Dom de
Deus, ofertado pela imposição das mãos do bispo, nos envia “para fora”. O
Espírito Santo é dado para a comunhão e para a missão.
No
Batismo, o Espírito nos concede a graça de morrer com Cristo para o
pecado, ressuscitando com Ele para uma nova vida em comunhão com Deus e
os irmãos. Na Crisma, pelo Espírito recebemos a graça de ser
missionários, de ir ao encontro do mundo para transformá-lo.
Na
crisma, o Dom do Espírito não é tanto para a salvação individual, mas
para colaborar na salvação de todos pelo anúncio do evangelho. Por isso,
é sempre bom refletir: o Dom do Espírito nos tem feito ir ao encontro
dos outros, dos “de fora”, ou o empregamos somente a serviço de nossos
próprios interesses?
Qual é a relação entre Crisma e Batismo?
Muitas
pessoas não se lembram do dia em que foram crismadas porque receberam o
sacramento quando pequenas, no mesmo dia em que foram batizadas.
A
realização dos dois sacramentos na mesma celebração mostrava melhor a
unidade dos sacramentos da iniciação cristã. A crisma podia ser vista
como confirmação daquilo que se iniciava no batismo: uma vida nova em
Cristo. Com o passar do tempo, os dois sacramentos ganharam celebrações
independentes.
Vamos
ler At 8,14-17: “Os apóstolos que estavam em Jerusalém souberam que a
Samaria acolhera a palavra de Deus e enviaram para lá Pedro e João.
Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o
Espírito Santo. Pois ainda o Espírito não viera sobre nenhum deles; só
tinham recebido o batismo no nome do Senhor Jesus. Pedro e João
impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo”.
Vemos
aí que o Dom do Espírito Santo, dado pela imposição das mãos, segue o
batismo. Assim, no início da Igreja e ainda hoje, no caso de adultos, os
sacramentos da iniciação são realizados juntos, particularmente na
Vigília Pascal.
A
crisma já foi chamada de “acabamento” do batismo, pois ela confirma a
pessoa com o Dom do Espírito Santo, na missão batismal de ser testemunha
de Cristo.
Um
dos grandes desafios da catequese de crisma é despertar a consciência
da ligação entre o batismo e a confirmação. A vida de comunhão com Deus e
com os irmãos na Igreja (batismo) deve ser confirmada, assumida e
testemunhada pelo cristão, que não caminha sozinho, mas guiado pelo
Espírito Santo, o Dom de Deus (crisma)
Objetivo:
“Evangelizar o jovem e o adulto,
desenvolvendo o espírito crítico baseado no Evangelho segundo os
critérios de Jesus, proporcionando-lhes uma experiência de fé
esclarecida e amadurecida e meios de engajamento na Igreja, enquanto se
preparam para o Sacramento da Crisma”.
Preparação para a Crisma:
Para receber o Sacramento da Crisma ou
Confirmação o candidato deverá ter, no mínimo, 14 anos e participar da
Comunidade. Preparam-se para serem novos apóstolos, comprometendo-se com
a vida e a missão da Igreja. Os encontros são semanais, coordenados
pela equipe de catequistas.
No Bairro das Flores os coordenadores
Paulo & Sandra e as monitoras Gabriela e Lúcia fazem parte da
Pastoral da Crisma na Paróquia de Santa Quitéria. Guiados e conduzidos
pelo Espírito Santo de Deus, queremos evangelizar pelo testemunho, pelo
amor entre nós e pelo verdadeiro anúncio do Evangelho.
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