Quantos e por quê? - II |
Sacramentos em Geral |
Dom, 28 de Dezembro de 2008 17:05 |
Pe. Henrique Soares da Costa
No artigo passado respondemos a questão: quem
instituiu os sacramentos e como os instituiu? Vejamos, agora
outras questões:
Por que o número sete para os sacramentos?
Contra os Reformadores protestantes, o Concílio de Trento ensinou: “Se
alguém disser que os sacramentos da nova lei são mais ou são menos
que sete... ou que algum destes sete não é verdadeira e
propriamente sacramento, seja anátema”. Portanto, são sete os
sacramentos, nem mais nem menos! Mas, que significa isso? Interessa
ao Concílio não a questão do número dos sacramentos em si, mas sim
afirmar que o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a
Unção, a Ordem e o Matrimônio são realmente sacramentos e somente
estes o são! Eis alguns exemplos interessantes: sabemos que o
sacramento da Ordem é constituído por três graus (episcopado,
presbiterato e diaconato), todos os três realmente graus sacramentais.
Assim, se afirmássemos que os sacramentos são nove, considerando que
o episcopado e o diaconato também são verdadeiros sacramentos, não
estaríamos dizendo nenhuma heresia, apesar de alterar o número
sete! Não estaríamos inventando sacramentos, mas simplesmente
arrumando de modo diferente os sacramentos instituídos por Jesus
Cristo . Teríamos a seguinte relação: Batismo, Confirmação,
Eucaristia, Penitência, Unção, Episcopado, Presbiterato, Diaconato e
Matrimônio. Um outro exemplo interessante: suponhamos que algum
teólogo afirmasse que o Batismo e a Confirmação são um só
sacramento com dois graus, teríamos, então, seis sacramentos e, nem
assim, estaríamos ferindo o Concílio de Trento, desde que se mantenha
firme que a Confirmação realmente comunica a graça de um modo
peculiar! Assim, a insistência no número sete é simbólica!
Mas, então, por que o número sete? Já vimos em outros
artigos que, na Bíblia, o número sete significa plenitude e
totalidade: é a soma de três (que indica Deus) e quatro (que
significa o mundo); então, Deus e o mundo, tudo quanto existe!
Quando a Igreja afirma que são sete os sacramentos, quer simplesmente
afirmar que eles conferem a totalidade da graça de Cristo e também
que cobrem a totalidade da existência humana e a coloca sob a ação
benfazeja e salvadora da graça de Deus que veio a nós por Jesus
Cristo na força do Espírito Santo. Claro que a graça não nos vem
somente através dos sacramentos; mas é certo que os sacramentos são
canais privilegiados desta graça divina e nos coloca em contato
com ela na sua plenitude. Toda a existência humana, em todos os
seus momentos, é marcada pela graça do Cristo Jesus!
Quem celebra os sacramentos?
Para responder a isto é necessário compreender uma
coisa importante: no Novo Testamento há um só sacerdote, que eleva
ao Pai o culto verdadeiro e santo, Jesus Cristo! Mas todos nós,
cristãos, participamos do seu sacerdócio: os leigos, pelo Batismo;
os bispos, padres e diáconos, pelo sacramento da Ordem; os leigos
como membros do Corpo do Cristo-único sacerdote e os ministros ordenados
como representantes do Cristo-Cabeça do Corpo, que é a Igreja.
Assim, os sacramentos são para a Igreja e quem os
celebra é a Igreja, comunidade dos batizados, enquanto Corpo do
Cristo Cabeça. Ao participarmos da celebração dos sacramentos nós
somos concelebrantes, cada um, porém do seu modo específico. Por
exemplo: na Eucaristia é toda a Igreja quem celebra, todos os
batizados que dela participam. Nenhum cristão assiste à Missa; o cristão
participa da Missa! Já um não-batizado, mesmo que esteja lá e
responda e cante, apenas assiste! Participamos da celebração dos
sacramentos porque somos membros do Corpo de Cristo, que é a
Igreja. Mas um é o modo de participar dos leigos e outro o modo de
participar do sacerdote: o padre torna presente o Cristo Cabeça do
Corpo que é a Igreja, enquanto os batizados participam como membros
do Corpo de Cristo.
Então, quem celebra os sacramentos? A Igreja, Corpo de
Cristo, unida à sua Cabeça, que é o Cristo, tornado presente na
Comunidade pelos ministros ordenados.
Qual é a finalidade da celebração dos sacramentos?
Cristo morreu e ressuscitou para derramar sobre nós o
Espírito Santo que nos dá a vida divina, nos torna semelhantes ao
Cristo ressuscitado e, assim, nos faz filhos do Pai, à imagem do
Filho Jesus. Por isso no dia mesmo da Ressurreição o Senhor
derramou seu Espírito sobre a Igreja. Ora, é exatamente este dom do
Espírito (que nos cristifica, nos torna imagem do Filho Jesus e,
assim, vai nos fazendo filhos do Pai até a vida eterna) que
recebemos em cada sacramento. Celebrando os sacramentos, recebemos o
Espírito que nos faz semelhantes ao Filho Jesus e, assim, filhos do
Pai e herdeiros do Céu.
Qual, então, a finalidade dos sacramentos?
Cristificar-nos, fazendo-nos templos do Espírito e filhos de Deus
Pai e, por isso, herdeiros do Céu. Cristificando-nos, os
sacramentos nos inserem cada vez mais no Corpo do Senhor, que é a
Igreja. Por isso, podemos dizer também que os sacramentos constróem
a Igreja, Corpo de Cristo.
Pronto! Agora é só passar ao estudo de cada sacramento individualmente. |
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