O diabo realmente existe?
O que o Catecismo da Igreja Católica nos ensina sobre o demônio:
§414
Satanás ou o Diabo, bem como os demais demônios, são anjos decaídos por
terem se recusado livremente a servir a Deus a seu desígnio. Sua opção
contra Deus é definitiva. Eles tentam associar o homem à sua revolta
contra Deus.
§391 Por
trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz
sedutora que se opõe a Deus (Gen 3,1-5) e que, por inveja, os faz cair
na morte (Sab 2,24). A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser
um anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo (Jo 8,44; Ap 12,9). A
Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um anjo bom, criado por
Deus. - "Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados
bons em (sua) natureza, mas se tornaram maus por sua própria
iniciativa." (IV Conc. Latrão, 1215)
§392 A
Escritura fala de um pecado desses anjos (2Pe 2,4). Esta "queda"
consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical
e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. Temos um reflexo desta rebelião
nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais: "E vós sereis
como deuses" (Gn 3,5). O Diabo é pecador "desde o princípio" (1Jo 3,8),
"pai da mentira" (Jo 8,44).
§393 É o
caráter irrevogável de sua opção, e não uma deficiência da infinita
misericórdia divina, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser
perdoado. "Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não
existe para os homens após a morte." (S. João Damasceno; De fide
orthodoxa. 2,4).
§394 A
Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de "o
homicida desde o princípio" (Jo 8,44) e que até chegou a tentar desviar
Jesus da missão recebida do Pai (Mt 4, 1-11). "Para isto é que o Filho
de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo" (1Jo 3,9). A
mais grave dessas obras, devido às suas conseqüências, foi a sedução
mentirosa que introduziu o homem a desobedecer a Deus.
§395
Contudo, o poder de Satanás não é infinito. Ele não passa de uma
criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre uma
criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. Embora
Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino em Jesus Cristo, e
embora a sua ação cause graves danos – de natureza espiritual e,
indiretamente, até de natureza física - para cada homem e para a
sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e
doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da
atividade diabólica é um grande mistério, mas "nós sabemos que Deus
coopera em tudo para o bem daqueles que o amam" (Rm 8,28).
Professor Felipe Aquino
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