sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Eclipse de Deus.


Nós, quase todos os seres e as outras coisas somos desprovidos de luz, a luz é necessária para a nossa existência, sem a luz não existiríamos. Imagine dias sem luz. O homem passaria bem por poucos dias, existem lanternas, geradores... Esses dias, não seriam um breu total. Ainda guardariamos na imaginação aonde encontrar as coisas por algum tempo. Já as plantas, sofreriam, é que a luz é essencial na fotossíntese, são responsáveis pelo ar que respiramos junto com as algas produzindo o oxigênio. Mas, Sem a luz elas eliminam um gás nocivo ao homem.

Vemos hoje um fato curioso: falam de pecado como se fosse uma palavra comum, como outra qualquer. Brincam por ai e até vulgarizam. Mas isto tem uma resposta simples de se entender quando se entende a necessidade da luz.

Daí a importância de dizer que Jesus é a luz que brilha nas trevas, eLE é a luz. Sem Jesus Cristo a vida ainda caminha no escuro e o pecado é apenas uma palavra entre outras que até é vulgarizada. “A ausência de Deus leva ao eclipse do pecado” (Bento XVI) e por isso é comum ouvir uma pessoa dizer que não tem pecado: Deus passou a ser um ser que existe, mas eu não tenho parte com ele, apenas faço minhas orações e quando posso, faço algum bem, assim me justifico. Ele me fez assim, o pecado é aquilo que não me faz feliz... Enquanto para um homem de Deus "o salario do pecado é a morte".

Têm muitas pessoas que não gostam do espelho, devido a rugas ou alguma deformação natural do rosto, envelhecimento ou até mesmo algun acidente acontecido que pode ter deformado. Muitas pessoas não gostam de ambiente com muita luz, se acham feias, não falam de perto... Medo da luz. O mesmo acontece quando o assunto é Cristo. Muitas pessoas não gostam de comparar a vida com a luz trazida por eLE. Jesus é o espelho que reflete o homem o homem perfeito, em Jesus aparecem às sombras, as rugas e reparte luz e as trevas, a vida fica clara. Mas, há quem prefira a escuridão.

Somos como uma plantinha e necessitamos da luz: se há escuridão, lançamos gás nocivo, se há luz – Deus – vivemos e lançamos o oxigênio que gera vida. Mas esta percepção só acontece quando obedecemos, quando aceitamos seu projeto de restauração, a vida nova.

O gás usado nas cozinhas tem uma particularidade que poucos conhecem: O gás de cozinha possui chama incolor e seu cheiro é indolor. Isso quer dizer que nos queimaria sem que víssemos suas chamas e nos mataria sem sentir o seu cheiro. Assim, somos, como esse gás, se não temos consciência do pecado queimamos e matamos sem perceber. Para que o gás de cozinha tenha chama colorida e cheiro, é necessário a mistura de outros produtos químicos, assim ele se torna menos perigoso.

O simples fato de achar tudo normal, todo mundo faz isto, deixa vida me levar, quem cuida da minha vida sou eu, Deus me fez assim, a vida é minha... Já é vestígios da ausência de luz e somos como o gás de cozinha sem produtos quimicos.


“Quando se elimina Deus do horizonte do mundo, não se pode falar de pecado. Como o desaparecimento do sol faz desaparecerem as sombras – a sombra só aparece quando há sol, assim, o eclipse de Deus leva necessariamente ao eclipse do pecado”. (Bento XVI).


"Deu s é luz sem mistura de trevas. Se dizemos que partilhamos sua vida e no entanto caminhamos na escuridadão, mentimos e não agimos com cinceridade" (1João 1,5b-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário