sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Evangelicos????


Você pode até se perguntar o que está acontecendo com as igrejas evangélicas de todo o Brasil. À medida que a população mundial vai aumentando, vai aumentando, também, o número das congregações protestantes. Com todo o respeito, mas hoje chega a ser engraçada a discussão para ver qual a igreja que salva: com calças compridas não entra no céu, batismo de criança não pode ou batismo de criança pode, a água do batismo não pode ser clorada ou o batismo é só um simbolismo, pra você batizar tem que passar na água corrente que na parada não tem validade, cristão não pode cortar o cabelo outros fazem chapinha; têm igreja pra quem quer ser rico, têm igreja pra quem quer ser homossexual, têm igreja pra quem quer somente a cura física... existem igrejas quanto os desejos humanos.

Martin Lutero criou o protestantismo, e por que protestantismo: Lutero era um padre e teólogo católico não satisfeito com a doutrina da Igreja, apresenta suas teses que algumas histórias contam ser tirados dos estudos dos Salmos e da epistola de São Paulo aos Gálatas. Ao todo foram apresentadas 95 teses onde a metade delas foram aceitas pela Igreja. Inconformado com as não aceitas, Lutero se posiciona contra a Igreja e automaticamente é excomungado.
Podemos resumir a não aceitação, de Lutero, de toda a tradição da espiritualidade, da tradição histórica e apostólica da Igreja católica (não aceitava o pontificado, os sacramentos, a autoridade da Igreja, a importância da Igreja para a salvação da alma...).
E nesses pontos é como se a Igreja tivesse morrido com o último Apóstolo e ressuscitou com ele - Lutero. Daí então, surge uma nova mentalidade chamada de luteranismo.

O Luteranismo começou a divulgar uma das teses de Lutero que era o livre exame da Bíblia (SOLA SCRIPTURA), só a escritura é necessária para a salvação e é aqui que as Igrejas protestantes - de nome secular, “evangélica” - estão se dividindo: se pode pegar a Bíblia, fazer uma leitura e negligenciar a história, a doutrina, a Igreja. Um pastor pode fazer a interpretação que quiser sem está errado, ensinar para os outros como dogma de fé e ter seguidores a seu bel-prazer.

As congregações mais antigas tinham alguma organização que hoje também há divergências - também se dividem - na questão doutrinal do PODE OU NÃO PODE. Sendo a única unidade nas teses de Lutero contra a Igreja católica, isso os identificam como protestantes.


E por que Lutero errou????


No capítulo 15 dos Atos dos Apóstolos é o primeiro relato de uma reunião apostólica, ali trata-se de pessoas com divergências doutrinas, mas que se reuniram para dar uma direção a nova “igreja” de pagãos que se formava e queria ser chamados de cristãos. Não cabia a nenhum apóstolo dar o titulo, Pedro dirige a palavra, – que também não é a palavra final - e diz:

"Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem. E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós; e não fez distinção alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também". (Atos dos apóstolos 15,7b-11)

Pedro se declara o eleito de Deus para a evangelização dos pagãos e todos o respeitam (devemos lembrar que todo povo não judeu é considerado pagão). Mesmo que Lutero tivesse ressuscitado a Igreja, não seria a Igreja de Atos, a deixada por Jesus Cristo, a Igreja da Bíblia.
As reuniões apostólicas, inicialmente eram em Jerusalém e ali decidiam as diretrizes de cada comunidade. Alguns Apóstolos conviveram com Jesus, foram repletos do Espírito Santo em Pentecostes e podiam então cada um construir a sua igreja, mas viviam em unidade, vejam:

“a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles”. (Atos dos Apóstolos 5,15)

"Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos".
(Atos dos Apostolos 2,43)


"E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão". (Atos dos Apostolos 5,12)


“Quando iam passando pelas cidades, entregavam aos irmãos, para serem observadas, as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém”. (Atos dos Apóstolos 16,4)•


Essas passagens quebram a interpretação SOLA SCRIPTURA de Lutero e automaticamente essa nova maneira de ver o cristianismo, onde o fiel é um novo sacerdote com base na passagem onde o véu do templo que se rasgou. Dizer que o povo é sacerdotal é dizer que somos mais sábios e que os Apóstolos estavam errados.
Devemos ter em mente a tentação de Jesus no deserto, onde o maligno usa pequenos trechos da Bíblia para convencer Jesus:

“Então o levou a Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo”; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor teu Deus” (Lucas 4,912)


Não podemos ficar parados achando que aquela ou outra pessoa que fala de Deus pra gente tem boas intenções, Não há salvação sem Jesus Cristo, assim como não há coerência na verdade sem a interpretação da Igreja. Não existe cristão arrogante e que não queira conhecer e amar a verdade. Hoje o tempo vem nos mostrando que a certeza do Apostolo Paulo deve ser fundamento para nossa fé:

“para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade”. ( 1Timóteo 3,15)

Alguns nomes de igrejas, curiosos e engraçados:


- Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D'água;
- Igreja Evangélica Abominação à Vida Torta;
- Igreja Bola de Neve;
- Igreja da Pomba Branca;
- Igreja do Amor Maior que Outra Força;
- Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado;
- Igreja Cristo é Show
- Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder
- Congregação Anti-Blasfêmias
- Igreja Chave do Éden
- Igreja Batista Incêndio de Bênçãos
- Comunidade do Coração Reciclado
- Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal
- Cruzada de Emoções
- Igreja C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)
- Igreja A Fé de Gideão
- Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo
- Igreja Automotiva do Fogo Sagrado
- Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo
- Igreja Palma da Mão de Cristo
- Igreja Menina dos Olhos de Deus
- Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos
- Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade
- Igreja ‘A’ de Amor
- Cruzada do Poder Pleno e Misterioso
- Igreja Dekanthalabassi
- Igreja Pentecostal do Pastor Sassá
- Igreja Caverna de Adulão
- Igreja Evangélica Florzinha de Jesus
- Igreja Atual dos Últimos Dias
- Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-te
- Igreja Evangélica Adão é o Homem
- Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica
- Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
- Assembléia de Deus Fonte Santa em Biscoitão
- Igreija” Evangélica Muçulmana Javé é Pai
- Igreja Abre-te-Sésamo
- Igreja Bailarinas da Valsa Divina
- Igreja Batista Floresta Encantada
- Igreja da Bênção Mundial Pegando Fogo do Poder
- Igreja Evangélica Batalha dos Deuses
- Igreja Evangélica do Pastor Paulo Andrade, O Homem que Vive sem Pecados
- Igreja Evangélica Idolatria ao Deus Maior
- Igreja Pentecostal Marilyn Monroe
- Igreja Quadrangular O Mundo É Redondo
- Igreja Evangélica Florzinha de Jesus
- Igreja Pentecostal Trombeta de Deus
- Igreja Pentecostal Alarido de Deus
- Igreja pentecostal Esconderijo do Altíssimo
- Igreja Batista Coluna de Fogo
- Ministério Favos de Mel
- Assembléia de Deus com Doutrinas e sem Costumes


*Leia o catecismo da Igreja Católica, pelo amor de Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário